5
alimentos para rotina saudável
da gestante
Compartilhe com seu paciente
1
SEMENTE DE LINHAÇA E CHIA

As sementes de linhaça e chia fornecem uma alta densidade de ácidos graxos essenciais, como o ômega-3. Na gestação, o aporte adequado dessa gordura é essencial para o desenvolvimento cognitivo do bebê. Além disso, são boas fontes de fibras, auxiliando na regulação intestinal da mulher. (STRÅVIK, 2019)

*Escolha a farinha de linhaça e hidrate a chia para melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes.

2
MIX DE SEMENTES E FRUTAS

Durante a gestação, as refeições devem ser fracionadas o máximo possível para evitar desconfortos digestivos comuns nessa fase. Nos lanches intermediários, apostar em produtos à base de sementes, oleaginosas e frutas desidratadas é uma boa estratégia para fornecer nutrição de qualidade, atrelada a praticidade. (STRÅVIK, 2019)

*Inclua mix de semente de girassol, castanhas e frutas desidratadas nos intervalos entre as refeições.

3
AVEIA

Por ser um cereal com alta densidade de nutrientes, a aveia é uma opção boa para o cardápio de gestantes. Rica em fibras, ela auxilia na absorção lenta da glicose, o que ajuda na prevenção de diabetes gestacional. Além disso, fornece um teor equilibrado de vitaminas do complexo B essenciais para o desenvolvimento fetal. (Marques, Serpa, Teixeira, 2018; Paschoal, Naves, Fonseca, 2014)

*Inclua a aveia em flocos finos ou grossos em frutas e iogurtes no café da manhã.

4
PÃO SEM GLÚTEN

Para ajudar a amenizar enjoos na gravidez, aposte em alimentos mais neutros para consumir no dia a dia. O pão sem glúten é uma opção interessante, pois fornece carboidratos de fácil digestão, sem provocar desconfortos gastrointestinais pela ausência dessa proteína. (Marques, Serpa, Teixeira, 2018; Paschoal, Naves, Fonseca, 2014)

*Experimente consumir pão sem glúten com pasta de ricota no café da manhã.

5
BISCOITO DE ARROZ

Pensando nos sintomas comuns da gravidez, como náuseas e vômitos, o fracionamento das refeições e as escolhas alimentares podem ajudar a amenizar esses desconfortos. Experimente incluir alimentos leves e neutros, como por exemplo o biscoito de arroz, ideal para os lanches nos intervalos entre as refeições. (Marques, Serpa, Teixeira, 2018; Paschoal, Naves, Fonseca, 2014)

*Amasse um abacate e misture com tomate para consumir junto ao biscoito de arroz.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.