Nutrição Clínica
Menopausa: melhore a qualidade de vida da sua paciente com a nutrição!

Cadastre-se grátis!

Tenha acesso a este conteúdo completo e muito mais!

Impacto da menopausa na saúde

Durante a menopausa, as mulheres enfrentam uma diminuição na produção de estrogênio, o que pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo:
  • Aumento da prevalência de obesidade
  • Risco maior de síndrome metabólica.
  • Doenças cardiovasculares
  • Osteoporose e fragilidade articular.
  • Enxaquecas e tonturas.
  • Fogachos e suores noturnos
(DECANDIA et al., 2022).

Estratégias nutricionais para melhorar a qualidade de vida

A nutrição e a suplementação desempenham um papel fundamental na promoção da evolução clínica e na atenuação dos sintomas que se intensificam na rotina das mulheres durante a menopausa e a pós-menopausa

Vitamina E

Em sua revisão sistemática, Feduniw et al. (2022)evidenciam que a vitamina E pode ser um excelente complemento à terapia hormonal ou, ainda, ser eficaz como monoterapia em mulheres contraindicadas à terapia com estrogênio.

Devido ao seu potencial antioxidante, esse micronutriente mostrou impactar de forma positiva alguns sintomas da menopausa, tais como ondas de calor, modulação vascular, nível de perfil lipídico plasmático e alterações vaginais. Um estudo revelou que a suplementação de 800UI/dia pode ser promissora (FRANCISCIS et al., 2019).

Ômega-3

Sabemos que os ácidos graxos ômega-3 são nutrientes dietéticos essenciais e moduladores-chave de muitas funções neurais ao longo da vida. Em estudo recente, os autores destacam que, durante a menopausa, a suplementação dietética de PUFA n-3 age beneficamente na ansiedade, na depressão e na cognição, e exerce efeitos anti-inflamatórios (DECANDIA et al., 2022).

Proteínas

A ingestão proteica é um fator chave para a manutenção da massa muscular, que pode ser afetada pelo aumento dos níveis de estrogênio. Estudos observacionais mostram que a maior ingestão de proteínas está associada a maior massa magra em mulheres na pós-menopausa. Assim como é relatado que uma maior ingestão de proteínas (1,2g/kg de peso corporal) foi associada a um risco 32% menor de fragilidade e melhor função física(SILVA et al., 2021).

Fitonutrientes

Segundo Franciscis, et al. (2019),os fitoestrogênios, como as isoflavonas e lignanas, presentes na soja e linhaça são compostos de origem vegetal e possuem propriedades semelhantes ao estrogênio, sendo assim, eles podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, bem como potencializar os efeitos da terapia de reposição hormonal.

Como integrar na prática clínica?

A menopausa é um período de mudanças significativas na vida de uma mulher e a nutrição desempenha um papel crucial na promoção do bem-estar durante essa transição. Ao adotar uma abordagem nutricional individualizada é possível contribuir para a melhora da qualidade de vida das pacientes menopausadas

#DicaJasmine:

Alimentos fonte de ômega-3: inclua a Linhaça Dourada Jasmine , ou a Linhaça Marrom Jasmine, e a Chia em Grãos Jasmine, no café da manhã e no lanche da tarde de sua paciente. Confira as ideias de receitas com linhaça aqui,

Você também pode incluir a a Proteína Vegana Escura Jasmine e/ou a Proteína Vegana Jasmine em preparações diversas no almoço ou jantar. Para saber mais, navegue em nosso portal Jasmine Pro.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.