5
dicas
nutricionais
para o dia
a dia do celíaco.
Compartilhe com seu paciente
1
ALIMENTAÇÃO INCLUSIVA

Todo paciente celíaco merece ter opções seguras e variadas em sua rotina nutricional. Quem disse que você não poderá mais comer pizza e bolo? Atualmente, encontramos diversas marcas inclusivas que forneçam produtos para quem tem restrição alimentar, além de uma variedade de ingredientes para adaptar receitas tradicionais.

*Leia sempre o rótulo de produtos industrializados para a segurança da sua alimentação!

2
AVEIA SEM GLÚTEN NAS RECEITAS

A aveia é um cereal naturalmente isento de glúten. Contudo, no Brasil ela é cultivada nos mesmos locais de produção do trigo, cevada e centeio, o que provoca a contaminação cruzada. Assim, encontramos no mercado opções de aveia isenta dessa proteína, para usar no dia a dia e em receitas nutritivas.

*Substitua a farinha de trigo pela aveia em flocos finos nas receitas de bolos caseiros.

3
GRANOLA SEM GLÚTEN NO CAFÉ DA MANHÃ

Comece o dia com mais energia escolhendo um café da manhã equilibrado. Uma boa opção é ter sempre uma granola sem glúten, feita com aveia sem contaminação e outros ingredientes como castanhas, nozes e flocos de arroz. Um aporte de fibras que o seu corpo agradece logo no início do dia!

*Faça um bowl com iogurte integral, lascas de coco, banana picada e granola sem glúten.

4
BISCOITO DE ARROZ NOS LANCHES

Sempre gera uma dúvida do que comer nos lanches intermediários, principalmente porque a maioria das pessoas buscam opções rápidas. Uma boa alternativa para quem deve restringir o glúten, é o biscoito de arroz integral que além de leve, fornece um aporte nutricional equilibrado.

*Inclua 3 biscoitos de arroz com ricota fresca nos intervalos entre as refeições.

5
QUINOA E DERIVADOS

O grão-de-bico possui alto teor de proteínas, gorduras poli-insaturadas, vitaminas, fibras e menor teor de carboidratos. Recomenda-se seu consumo nas refeições principais, de forma cozida ou em saladas. Além disso, pode ser transformado em farinha por um processador de alimentos, sendo um substituto das farinhas convencionais.

*Deixe o grão de bico de molho pelo menos 12 horas para reduzir fatores antinutricionais.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.