Nutrição Clínica
Calorias vazias: o que são e onde estão presentes?
Principais alimentos fontes de calorias vazias

Cadastre-se grátis!

Tenha acesso a este conteúdo completo e muito mais!

Quais os diferentes tipos de calorias?

Ao consumirmos as preparações, as calorias são decompostas e, posteriormente, há a liberação energética para uso instantâneo ou posterior, dependendo somente das necessidades do organismo. Todavia, por mais que o seu consumo seja benéfico para melhorar a disposição, sabe-se que o seu excesso é capaz de influenciar no quadro de sobrepeso e/ou obesidade e, dessa forma, no desenvolvimento de quadros como a diabetes mellitus (OSILLA et al., 2022).

 

Como citado anteriormente, as calorias são consideradas um medidor de energia, e o seu consumo adequado se faz essencial para a vitalidade do paciente, tendo em vista que são essas as responsáveis por fornecer energia para realizar as tarefas do dia a dia (OSILLA et al., 2022).

 

Existem 2 tipos de calorias: as cheias e as vazias. Caracteriza-se por “caloria cheia” aquela que oferece uma alta densidade nutricional, com um alto teor de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras, sendo exemplo destas as frutas, verduras, legumes e grãos.

 

Já as “calorias vazias” são alimentos com um alto teor de açúcar e compostos químicos, como as balas, sorvetes e também o álcool, que não agregam nutricionalmente, apenas influenciam de maneira negativa no acúmulo energético, e por isso devem ser consumidos com moderação (Reedy, Smith, 2010).

Calorias: como avaliar o consumo atual?

Uma pesquisa conduzida por Wambogo et al., (2020) analisou o consumo de calorias vazias, açúcares adicionados e gorduras sólidas no público de faixa etária entre 2 a 18 anos nos Estados Unidos. Para isso, recordatórios alimentares de 24 horas foram aplicados e, em seguida, categorizados de acordo com as classificações alimentares.

De acordo com os autores, as principais fontes de energias e calorias vazias consumidas por este público são o leite aromatizado, sucos de frutas, leite integral, leite com baixo teor de gordura, refrigerantes, pizza, biscoitos, brownies e sanduíches, apontando a brusca transição entre a densidade nutricional no decorrer da infância.

Na Jasmine, oferecemos uma longa diversidade de alimentos com alta densidade nutricional, como nossas aveias, linhaças e chias, que também estão disponíveis em uma grande variedade. Para descobrir mais sobre nossos produtos, acesse nosso portal.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.