Nutrição Clínica
Manual da produtividade: atualize sua conduta clínica.
A adequação nutricional pode otimizar a função neurocognitiva.

Cadastre-se grátis!

Tenha acesso a este conteúdo completo e muito mais!

Frutas vermelhas

O cranberry e mirtilo são alimentos pertencentes ao grupo de frutas vermelhas, assim, oferecem um alto teor de polifenóis em sua composição. De acordo com a literatura científica, o seu consumo adequado é capaz de influenciar na melhora das vias inflamatórias e, consequentemente, das funções neurocognitivas.

Uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados (TRAVICA et al., 2020) analisou o impacto do mirtilo para a melhora neurocognitiva. De acordo com os autores, há evidências preliminares que sugerem um potencial do alimento como tratamento coadjuvante, porém é necessário o desenvolvimento de mais estudos.

Para complementar este estudo, foi conduzida, por Flanagan et al., (2022), uma pesquisa na qual observou-se que o consumo de cranberries, por 12 semanas, é capaz de oferecer melhora da memória e das funções neurais em idosos cognitivamente saudáveis.

Como incluir na rotina de meu paciente?

Esses alimentos possuem um alto teor de polifenóis, entretanto, é muito comum que o seu consumo seja por meio de produtos alimentícios que contam com sua presença na formulação. O cranberry está presente na Granola Sem Glúten Cranberries e Açaí Jasmine. Experimente combiná-la com as refeições intermediárias do seu paciente!

Cacau

O cacau , é um fruto que, além de oferecer um sabor inigualável, auxilia no bem-estar de forma integrada. De acordo com estudos, o cacau é um grande aliado da modulação humoral, uma vez que possui um alto teor de polifenóis, que impactam na melhoria de vias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Além disso, um estudo (ORACZ; ZYZELEWICZ, 2020) aponta que os polifenóis presentes em sua composição são capazes de otimizar as vias antioxidantes, sendo reforçado pelo estudo conduzido por Ahmed et al., (2020), em que foi observado que o consumo de 250mg de flava-3-ols, no período de 15 dias, é capaz de atenuar o estresse nitro-oxidativo, a inflamação e apoptose miocárdica.

Como incluir na rotina de meu paciente?

Esse fruto é comumente consumido por meio dos seus produtos derivados. Se o seu paciente gosta de comer chocolate durante o dia, o Biscoito Integral Cacau e Cereais Sou Sweet Jasmine é o snack ideal para o lanche da tarde!

Nesse sentido, impossível não mencionar a da Granola Sem Glúten Castanhas e Cacau, um produto natural, com ingredientes nobres, além de saboroso e perfeito para acompanhar uma salada de frutas.

Cacau

A banana é uma fruta rica em compostos bioativos com funções neuroprotetoras, como tanino, quercetina e magnésio. Um estudo (OYEYINKA; AFOLAYAN, 2022) explicou um pouco sobre o mecanismo desses componentes.

De maneira geral, o tanino possui importante função na melhora do comprometimento cognitivo, sendo assim, sua forma condensada (proantocianidina) é capaz de atenuar a perda de neurônios, agindo como um aliado na prevenção contra quadros neurocognitivos. Além disso, o magnésio é um componente chave para a transmissão no sistema nervoso, e, de acordo com os autores, a sua suplementação prévia é capaz de otimizar a proteção dos neurônios e, consequentemente, da função neurocognitiva do seu paciente.

Como incluir na rotina de meu paciente?

A banana pode ser inclusa na rotina de seu paciente em sua forma in natura, receitas saudáveis e, até mesmo, produtos derivados dela. Para diferenciar, por que não contar com a Banana Integral Crocante Jasmine?

Jasmine Pro

Para otimizar sua rotina clínica, a Jasmine possui um portfólio de produtos diversos, de alta qualidade, com opções práticas e versáteis que podem facilitar a rotina de seu paciente. Além disso, disponibilizamos, em nosso portal, diferentes tipos de conteúdos, baseados em dados científicos e atualizados mensalmente. Conheça mais em nosso site.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.