No mundo da moda, modelo profissional é o termo destinado a pessoas que utilizam sua aparência física para representar produtos e marcas por meio da influência da publicidade para ganhos financeiros. Em diferentes épocas da história, buscou-se o aprimoramento das características físicas e, nesse contexto, a mulher é vista como o gênero submetido a mais modificações pela busca de um padrão de beleza, o qual muitas vezes contrasta com o ideal de saúde (LISBOA; DELEVATTI; KRUEL, 2015).

Nesse sentido, a literatura descreve a imagem corporal como a representação de forma, peso e tamanho do corpo, os quais estão sujeitos à influência de vários aspectos, como histórico, cultural, social e biológico. A percepção da imagem corporal diz respeito à estimativa dessas proporções em relação às proporções reais; influenciando no grau de satisfação/insatisfação do indivíduo frente às suas próprias formas (ZOLETIć; DURAKOVIć-BELKO, 2009).

Modelos, assim como bailarinas e atletas; fazem parte do grupo de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e, por essa razão, a nutrição tem papel fundamental na equipe multidisciplinar desse grupo para fazer os manejos nutricionais necessários e adequados diante das particularidades do trabalho; identificar fatores de risco e promover a educação nutricional (STABOULI et al., 2021).

O corpo do modelo como ferramenta de trabalho

Questiona-se o quanto os conceitos da moda e os padrões de beleza contemplam ou confrontam as individualidades do corpo humano e sua saudabilidade. Isso porque o mundo da moda busca a formatação de medidas corporais específicas, conforme designação de cada modelo (passarela, comercial, etc.) (LISBOA; DELEVATTI; KRUEL, 2015).

Apesar das mudanças no mercado, com o surgimento de novas categorias, exigências internacionais como a da França, com determinações específicas para designers e agências em relação aos atestados de saúde dos modelos; a união do belo com o saudável demanda um delicado equilíbrio (LISBOA; DELEVATTI; KRUEL, 2015).

Atendimento nutricional de modelos: a individualidade da beleza

No ramo da moda, o atendimento nutricional vai além do ajuste/acompanhamento do peso corporal. É preciso entender as particularidades da categoria de cada modelo, o tônus muscular, a saúde/aparência de pele, cabelos e unhas; o manejo do estresse; assim como comportamentos que interferem diretamente no estado nutricional (RODRIGUES et al., 2010).

A nutrição integrativa tem papel essencial na compreensão das necessidades físicas de cada modelo, assim como tudo o que faz parte de sua rotina, como exercício físico, refeições nos intervalos de sessões de fotos e procedimentos estéticos (RODRIGUES et al., 2010).

Por isso, cabe ao nutricionista orientar o paciente sobre como escolher produtos elaborados com bons ingredientes e que vão agregar sabor e nutrientes, como o Cookies Orgânico Castanha-do-Pará e a Maçã Crocante; a distribuição adequada de macro, mas também de micronutrientes para não haver deficiências e ainda dar saciedade, bem como disponibilizar opções práticas e saudáveis para variar a rotina.

REFERÊNCIAS

LISBOA, Salime Donida Chedid; DELEVATTI, Rodrigo Sudatti; KRUEL, Luiz Fernando Martins. Padrões de Beleza, Saúde e Qualidade de Vida em Modelos de Passarela: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. Rio Grande do Sul, p. 241-246. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Rodrigo-Delevatti/publication/297655015_Beauty_Standards_Health_and_Quality_of_Life_of_Runway_Models_A_Review/
links/56e01b3c08aec4b3333cfde0/Beauty-Standards-Health-and-Quality-of-Life-of-Runway-Models-A-Review.pdf. Acesso em: 06 jul. 2022.

ZOLETIć, Emina; DURAKOVIć-BELKO, Elvira. Body image distortion, perfectionism and eating disorder symptoms in risk group of female ballet dancers and models and in control group of female students. Psychiatr Danub. Croácia, p. 302-309. set. 2009. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19794346/. Acesso em: 06 jul. 2022.

STABOULI, Stella et al. Obesity and Eating Disorders in Children and Adolescents: the bidirectional link. Nutrients. União Europeia, p. 1-34. 29 nov. 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34959873/. Acesso em: 06 jul. 2022.

RODRIGUES, Alexandra Magna et al. Adolescentes modelos de passarela: como é o consumo alimentar deste grupo? Rev. Paul. Pediatr. São Paulo, p. 1-7. dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpp/a/CZZ7DPVVb3TJpDXFqwwQbFp/?lang=pt&format=html. Acesso em: 06 jul. 2022.

Material complementar de estudo

AULA 7: Nutrição para modelos. Produção de E4 Agência. Realização de Luana Friedrich. São Paulo: E4 Agência, 2022. (44 min.), son., color. Disponível em: https://nutricaoesteticabrasil.com.br/mbne-academy/. Acesso em: 06 jul. 2022.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.