A pandemia ocasionada pela Covid-19 impactou em diferentes áreas do mercado, sendo uma delas o setor de alimentação e nutrição. De acordo com pesquisas, houve uma crescente de 187% nos aplicativos de delivery no Brasil, desde o início do isolamento social (S.A. Varejo, 2021). Mas como essa crescente influencia o hábito alimentar de seu paciente?

Pandemia da Covid-19 e o ramo da alimentação

Sabe-se que durante o período inicial da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 houve uma crescente nos aplicativos de delivery, entretanto, deve-se ressaltar que com esse crescimento – que foi impulsionado pelo receio de sair às ruas e adoecer –, veio o aumento nas taxas de obesidade no Brasil e no mundo (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2022).

Esses crescimentos trazem à tona a falta de conscientização da população sobre o impacto que a alimentação causa na longevidade saudável, tendo em vista de que, com o aumento das taxas de sobrepeso e obesidade, observa-se um risco maior para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), assim, diminuindo a qualidade de vida da população.

Snacks e seu impacto na qualidade nutricional

Snackfication: o termo dado para o comportamento alimentar das pessoas no retorno ao ambiente de trabalho presencial, em que há a busca por praticidade e funcionalidade, principalmente nas principais refeições realizadas durante o dia (DUSSIMON, 2022).

De acordo com uma pesquisa apoiada pela Hartman Group (2020), cerca de 40% da população opta por snacks para as pausas no horário de trabalho, principalmente aqueles indivíduos que estão à procura de um estilo de vida saudável. Seguindo essa linha de raciocínio, um outro estudo, divulgado pela Bain & Companye (2022),

observou o aumento da adesão ao e-commerce no ramo de alimentos, em que 36% desses consumidores optam por alimentos com alto valor nutricional.

Entretanto, deve-se levar em consideração a falta de informação nutricional de grande parte da população, que acaba escolhendo snacks que, na prática, não oferecem nenhum benefício para a saúde, muito pelo contrário.

O snack ideal para a rotina de seu paciente

Funcional, saboroso, orgânico, sustentável e acessível: essas são as principais características selecionadas por grande parte do público na hora da escolha dos snacks para a rotina. Opções como cookies, mix de sementes e snacks salgados tendem a ser os principais alvos deste público, tendo em vista sua qualidade nutricional, além do sabor e cadeia de rastreabilidade de algumas marcas, como a Jasmine, que oferece produtos livres de agrotóxicos que afetam a saúde e o meio ambiente.

A Jasmine é uma empresa brasileira com um portfólio de produtos para uma alimentação natural e balanceada com prazer e sabor; além de opções orgânicas, livres de açúcares e isentas de glúten. Possui produtos práticos que podem fazer parte da rotina do seu paciente que não abre mão de sabor, composição nutricional e praticidade, como os Novos Wraps nas versões Tradicional, Chia e Linhaça e, ainda, Espinafre.

Além disso, também tem aveia em novas embalagens de 170g e em versões sem glúten; as quais não possuem risco de contaminação cruzada.

REFERÊNCIAS

DUSSIMON, Karine. These Five Trends Will Redefine Global Snacks to 2027. 2022. Disponível em: https://www.euromonitor.com/article/these-five-trends-will-redefine-global-snacks-to-2027. Acesso em: 05 ago. 2022.

BAIN & COMPANY. 76% dos brasileiros passaram a fazer compras de supermercado online na pandemia, aponta Bain. 2022. Disponível em: https://www.bain.com/pt-br/about/media-center/press-releases/south-america/2021/76-dos-brasileiros-passaram-a-fazer-compras-de-supermercado-online-na-pandemia-aponta-bain/#:~:text=Brasil%2C%209%20de%20setembro%20de,durante%20o%20per%C3%ADodo%20de%20restri%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 05 ago. 2022.

HARTMAN GROUP. Snacking 2020: Emerging, Evolving and Disrupted. Disponível em: https://www.hartman-group.com/reports/1266620322/snacking-2020-emerging-evolving-and-disrupted#:~:text=Snacking%2C%20more%20so%20than%20meals,woven%20into%20established%20daily%20activities. Acesso em: 05 ago. 2022.

A. Varejo. Gastos com delivery aumentam em 187% no Brasil. 2021. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/gastos-com-delivery-aumentam-em-187-no-brasil/. Acesso em: 05 ago. 2022.

Ministério da Saúde. A pandemia agravou a obesidade nas capitais brasileiras. Como transformar essa realidade? 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2022/a-pandemia-agravou-a-obesidade-nas-capitais-brasileiras-como-transformar-essa-realidade. Acesso em: 05 ago. 2022.

Usamos cookies pra melhorar a sua experiência aqui no site, ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.